Eficiência energética

Eficiência energética

Porque LED`S:

No setor doméstico os vários tipos de lâmpada foram-se alterando com o desenvolvimento de novas tecnologias e necessidades de eficiência energética. Existem 5 diferentes tipos de lâmpadas: as lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares, os LED, lâmpadas de halogéneo e lâmpadas incandescentes.

Por serem lâmpadas com um consumo excessivo, as lâmpadas incandescentes deixaram de ser vendidas em 2012, depois de vários anos em descontinuidade. Pela mesma razão, as lâmpadas halogéneas de baixa eficiência começaram a ser descontinuadas em setembro de 2016, tendo um período de adaptação até setembro de 2018 onde foram definitivamente excluídas do mercado [1]. Agosto 2023

A constante necessidade em encontrar lâmpadas com um consumo menos exagerado levou ao aparecimento das lâmpadas fluorescentes e dos LED. Sendo, que estas últimas são mais eficientes, e, portanto, permitem-nos poupar mais energia para uma mesma utilização de iluminação.

No caso das CFL, devido à maturidade da tecnologia, a previsão é que não se altere significativamente ao longo dos anos. Para os LED a previsão é que atinjam eficácia luminosas de 150-180 lm/W até 2020 [2], o que permite valores de eficiência energética muito superiores relativamente a outras tecnologias.

O uso racional da energia é uma prática que tem como finalidade reduzir os gastos com a eletricidade e contribuir para a proteção do planeta. Para que isto ocorra, é preciso que todos os consumidores, residenciais, comerciais e industriais, utilizem de forma consciente e racional a energia elétrica, sem qualquer desperdício.

Se quer reduzir a sua fatura da eletricidade e, simultaneamente, contribuir para a melhoria do ambiente, fique a par de 10 simples gestos que o vão ajudar a poupar energia no seu dia a dia e que fazem toda a diferença:

  • Aproveite ao máximo a luz solar. No inverno, tire partido do sol para aquecer a casa, abrindo os estores e os cortinados. Pelo contrário, no verão evite a entrada dos raios solares diretos durante o dia e promova a ventilação natural à noite, abrindo as janelas em lados opostos da casa;
  • Em vez de utilizar o elevador, opte, sempre que possível, pelas escadas;
  • Desligue as lâmpadas quando não estiverem a ser usadas;
  • Não deixe os equipamentos em stand-by;
  • Evite ligar a climatização em zonas da casa que não estão a ser usadas;
  • Reduza o número de vezes que abre a porta do frigorífico;
  • Deixe os alimentos arrefecer antes de os colocar no frigorífico;
  • Utilize o micro-ondas preferencialmente para refeições pequenas e de fácil preparação;
  • Utilize o sol e o vento para secar a roupa, sempre que possível;
  • Evite imprimir documentos.

O uso racional da energia possui duas principais importâncias e vantagens: uma para a sua poupança e outra para o planeta. Na primeira situação, ao poupar energia, a sua fatura de eletricidade também virá com um valor menor. Isto significa que será possível poupar e investir. Já na segunda situação, o uso racional da energia pode contribuir para o bem-estar do planeta. Isto porque, quanto mais eletricidade é consumida, maior será a sua produção. No entanto, muitos processos de geração de energia ainda utilizam fontes que libertam gases com efeito de estufa. Consequentemente, isto prejudica o planeta e contribui para as mudanças climáticas. Deste modo, o uso racional da energia pode contribuir diretamente para a luta contra o aquecimento global.

Para mais informações consulte o site: https://poupaenergia.pt/